Como se tornar um musicoterapeuta

Como se tornar um musicoterapeuta

Os musicoterapeutas iniciam sua formação obtendo seu diploma de bacharel em musicoterapia. Na faculdade, eles fazem cursos de psicologia, música e teoria musical. Eles também teriam um curso para aprender sobre várias condições de saúde ou deficiências que as pessoas possam ter.

O que um musicoterapeuta faz

Musicoterapeutas trabalham em uma variedade de configurações com uma variedade de diferentes pacientes ou clientes. Eles usam a música para ajudar os pacientes em ambientes como escolas, hospitais, locais de serviços de saúde mental e lares de idosos.

Eles avaliam as necessidades de cada cliente e também conhecem suas preferências musicais. Eles então elaboram um plano de tratamento, usando música, que é exclusivo para esse indivíduo. Eles também colaborariam com outros profissionais da área médica e alinhariam seu tratamento para ajudar em suas metas também. Por exemplo, se uma pessoa está tendo limitações físicas e está trabalhando em fortalecimento e movimento, um musicoterapeuta pode incorporar a dança em seu plano de tratamento. Outros indivíduos podem ter dificuldade em se expressar. A música pode oferecer uma maneira de expressar como está se sentindo quando as palavras não são suficientes.

 

Os musicoterapeutas também podem desempenhar um papel fundamental em ter um impacto positivo no humor de alguém. As pessoas que podem estar passando por desafios significativos de saúde podem se beneficiar ao ouvir música ao lado do leito ou ao receber tratamento médico. Há também pesquisas que apoiam a eficácia da musicoterapia no tratamento de pessoas. De acordo com a Associação Americana de Musicoterapia, a pesquisa apóia a “eficácia da musicoterapia em muitas áreas, como facilitar o movimento e reabilitação física geral, motivar as pessoas a lidar com o tratamento, fornecer apoio emocional aos clientes e suas famílias e fornecer uma saída para o tratamento. expressão de sentimentos ”.